06 de setembro de 2020 - 3 min de leitura
Gamification – Engajamento, Produtividade e foco nos Resultados Positivos
Tenha uma equipe de T.I mais eficiente, saudável e motivada!
Organizações empresariais estão cada vez mais em busca de um ambiente profissional produtivo, engajado, e alinhado com um único propósito, “Resultados Positivos”. Os objetivos do departamento de tecnologia seguem o mesmo modelo, aprimorar processos, melhorias contínuas, projetos que resultam em valores e ganhos, entre outros. Existem metodologias e processos tradicionais que são utilizadas no mercado: ITIL, Cobit, Ciclo PDCA, entre outros. Porém engajar e colocar o time na mesma “página” não é uma tarefa fácil, principalmente quando não existe nenhum estimulo.
Uma das formas estratégicas que cada vez mais ganha força no mercado é a implantação de Gamification (gamificação) como uma estratégia de gestão da inovação.
O que é Gamification?
Gamification (gamificação) é o uso de jogos no ambiente corporativo para alcançar resultados e objetivos específicos. Jogos tem a característica de engajar e consequentemente: Diversão, Recompensa, Superação e etc. Vale ressaltar, que a Gamificação não necessariamente utiliza apenas jogos corporativos em si. Ela pode adotar características como pontuação, regras, desafios/missões e premiações para motivar seus colaboradores. Muito utilizada na área educacional, pois auxilia no aprendizado dos estudantes, e nos últimos anos vem sendo implementada em empresas dos mais diferentes portes e segmentos.
"Gamificação é o uso das mecânicas baseadas em jogos da sua estética e lógica para engajar as pessoas, motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas” – Karl Kapp (2012).
Essa metodologia de jogos, não deverá ser vista como apenas uma “competição”, mas como uma forma divertida/prazerosa em executar atividades, certas pessoas se sentem desconfortáveis quando trata-se de competições e sua participação deverá ser voluntária em participar ou não.
A Gamificação é utilizada principalmente com o usuário/consumidor final (fidelização e novos clientes), neste post estarei abordando em nível empresarial, especificamente no departamento de tecnologia da informação.
🎮 Gamification aplicado no departamento T.I
No departamento de tecnologia, não é diferente! A gamificação vem ganhando seu espaço e auxilia na estratégia complementar, gerando resultados positivos. Abaixo um print da gamificação implantada pela empresa de ERP SAP, para seus colaboradores.
Algumas propostas em implantação da gamificação no departamento de T.I
Segurança de Dados
A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, entrará em vigor nacional em 3 de Maio de 2021, promovendo mudanças como na privacidade, transparência, proteção, entre outros, nos recursos digitais e dados. As técnicas de gamificação poderá complementar a estratégia de treinamento em segurança da informação e otimizar a conexão entre usuários e profissionais de TI com relação ao assunto. Funcionários engajados poderão proteger a empresa contra ameaças digitais, com um jogo em que os colaboradores recebem prêmios a cada meta alcançada e recompensas, por exemplo.
Help Desk e Service Desk
Gerenciamento de Help Desk e Service Desk é uma missão diária, tempo de atendimento, controle das solicitações atendidas dentro e fora do prazo, classificação das solicitações e entre outros. A gamificação poderá engajar o profissional de tecnologia e melhorar os indicadores chaves definidos “KPIs – Key Perfomance Indicator”, reduzir custos, mapear possíveis estratégias, garantir o “SLA – Service Level Agreement” e consequentemente melhores métricas de “NPS – Net Promoter Score”. Quando estrategicamente alinhada aos demais funcionários a métrica “FCR – First-Call Resolution”, passará ter melhores indicadores gradativamente.
Sugestão de Livro: Gamification em Help Desk e Service Desk - Roberto Cohen
Legenda: SAP – My Help Desk
Equipes Ágeis
As metodologias ágeis surgiram com proposito de aprimorar projetos de software especificamente nas etapas de planejamento, desenvolvimento, execução, controle, feedbacks e etc. A gamificação será uma aliada para expandir o engajamento entre equipe, aumentar a colaboração e produtividade, diminuindo as taxas de retrabalhos e retrospectivas cada vez mais positivas.
Desvantagem da Gamificação
Como “os dois lados da moeda”, existem situações que poderá prejudicar a adoção desta estratégia, algumas como:
Qualidade
Se a gamificação for mal planejada e implantada, a equipe não ficará engajada e sua tendência é se tornar algo chato e desinteressante. Então, não desperdice o tempo criando um jogo pelas “metades” ou com propósitos inalcançáveis, pois já que um projeto “mais ou menos” poderá ocorrer o risco de ser “engavetado” e desmotivar ainda mais a todos e este não é o objetivo.
Regras Claras
Como qualquer coisa, se exagerar, os resultados não serão positivos. A estratégia da gamificação não poderá assumir as atividades e prioridades dos colaboradores. Estabeleça limites e regras claras.
Sugestão de Leitura Complementar:
Como o uso de gamification promove engajamento em equipes ágil
O uso de Gamification no Gerenciamento de Projetos
Gamificação em UX: aumentando o engajamento dos usuários
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