Gamification – Engajamento, Produtividade e foco nos Resultados Positivos

Tenha uma equipe de T.I mais eficiente, saudável e motivada!

Organizações empresariais estão cada vez mais em busca de um ambiente profissional produtivo, engajado, e alinhado com um único propósito, “Resultados Positivos”. Os objetivos do departamento de tecnologia seguem o mesmo modelo, aprimorar processos, melhorias contínuas, projetos que resultam em valores e ganhos, entre outros. Existem metodologias e processos tradicionais que são utilizadas no mercado: ITIL, Cobit, Ciclo PDCA, entre outros. Porém engajar e colocar o time na mesma “página” não é uma tarefa fácil, principalmente quando não existe nenhum estimulo.

Uma das formas estratégicas que cada vez mais ganha força no mercado é a implantação de Gamification (gamificação) como uma estratégia de gestão da inovação.

O que é Gamification?

Gamification (gamificação) é o uso de jogos no ambiente corporativo para alcançar resultados e objetivos específicos. Jogos tem a característica de engajar e consequentemente: Diversão, Recompensa, Superação e etc. Vale ressaltar, que a Gamificação não necessariamente utiliza apenas jogos corporativos em si. Ela pode adotar características como pontuação, regras, desafios/missões e premiações para motivar seus colaboradores. Muito utilizada na área educacional, pois auxilia no aprendizado dos estudantes, e nos últimos anos vem sendo implementada em empresas dos mais diferentes portes e segmentos.

"Gamificação é o uso das mecânicas baseadas em jogos da sua estética e lógica para engajar as pessoas, motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas” – Karl Kapp (2012).

Essa metodologia de jogos, não deverá ser vista como apenas uma “competição”, mas como uma forma divertida/prazerosa em executar atividades, certas pessoas se sentem desconfortáveis quando trata-se de competições e sua participação deverá ser voluntária em participar ou não.

Gamification - Equipe Motivada e Feliz

A Gamificação é utilizada principalmente com o usuário/consumidor final (fidelização e novos clientes), neste post estarei abordando em nível empresarial, especificamente no departamento de tecnologia da informação.

🎮 Gamification aplicado no departamento T.I

No departamento de tecnologia, não é diferente! A gamificação vem ganhando seu espaço e auxilia na estratégia complementar, gerando resultados positivos. Abaixo um print da gamificação implantada pela empresa de ERP SAP, para seus colaboradores.

Gamification - SAP

Algumas propostas em implantação da gamificação no departamento de T.I

Segurança de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, entrará em vigor nacional em 3 de Maio de 2021, promovendo mudanças como na privacidade, transparência, proteção, entre outros, nos recursos digitais e dados. As técnicas de gamificação poderá complementar a estratégia de treinamento em segurança da informação e otimizar a conexão entre usuários e profissionais de TI com relação ao assunto. Funcionários engajados poderão proteger a empresa contra ameaças digitais, com um jogo em que os colaboradores recebem prêmios a cada meta alcançada e recompensas, por exemplo.

Help Desk e Service Desk

Gerenciamento de Help Desk e Service Desk é uma missão diária, tempo de atendimento, controle das solicitações atendidas dentro e fora do prazo, classificação das solicitações e entre outros. A gamificação poderá engajar o profissional de tecnologia e melhorar os indicadores chaves definidos “KPIs – Key Perfomance Indicator”, reduzir custos, mapear possíveis estratégias, garantir o “SLA – Service Level Agreement” e consequentemente melhores métricas de “NPS – Net Promoter Score”. Quando estrategicamente alinhada aos demais funcionários a métrica “FCR – First-Call Resolution”, passará ter melhores indicadores gradativamente.

Sugestão de Livro: Gamification em Help Desk e Service Desk - Roberto Cohen

Gamification - My Help Desk Legenda: SAP – My Help Desk

Equipes Ágeis

As metodologias ágeis surgiram com proposito de aprimorar projetos de software especificamente nas etapas de planejamento, desenvolvimento, execução, controle, feedbacks e etc. A gamificação será uma aliada para expandir o engajamento entre equipe, aumentar a colaboração e produtividade, diminuindo as taxas de retrabalhos e retrospectivas cada vez mais positivas.

Desvantagem da Gamificação

Como “os dois lados da moeda”, existem situações que poderá prejudicar a adoção desta estratégia, algumas como:

Qualidade

Se a gamificação for mal planejada e implantada, a equipe não ficará engajada e sua tendência é se tornar algo chato e desinteressante. Então, não desperdice o tempo criando um jogo pelas “metades” ou com propósitos inalcançáveis, pois já que um projeto “mais ou menos” poderá ocorrer o risco de ser “engavetado” e desmotivar ainda mais a todos e este não é o objetivo.

Regras Claras

Como qualquer coisa, se exagerar, os resultados não serão positivos. A estratégia da gamificação não poderá assumir as atividades e prioridades dos colaboradores. Estabeleça limites e regras claras.

Sugestão de Leitura Complementar:

Como o uso de gamification promove engajamento em equipes ágil

O uso de Gamification no Gerenciamento de Projetos

Gamificação em UX: aumentando o engajamento dos usuários

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