Google Design Sprint, aprenda e valide suas ideias!

Aprenda e valide suas ideias antes de começar a desenvolver um sistema/projeto

Quando surge um insight, durante o brainstorming (tempestade de ideias) para desenvolver um sistema, implementar uma nova funcionalidade/solução ou mesmo desenvolver um projeto, uma das fases iniciais após o briefing (coleta de dados) “normalmente” são os requisitos (funcionais e não-funcionais), seguindo pelas próximas etapas de desenvolvimento até sua conclusão. Mas antes de percorrer por este ciclo em desenvolvimento é de suma importância em aprender e validar sobre sua proposta de valor. Para auxiliar, neste “aprendizado” surgiu o Google Design Sprint, que é uma metodologia desenvolvida pela Google Ventures. O Design Sprint é muito utilizado por profissionais de UX/UI, vale ressaltar que existem outras soluções que possa também ajudar sua empresa/cliente no aprendizado como Design Thinking, Lean (Inception, UX, Startup) e etc.

Qual a diferença entre Design Sprint e Design Thinking?

De forma resumida e direta, Design Sprint é um processo já estabelecido/definido e o Design Thinking é composto em diversas ferramentas que você poderá utilizar para obter aprendizado.

Para que você tenha uma melhor compreensão entre ambas, imagine que irá preparar uma “macarronada” (isto mesmo! 🥣), existem vários ingredientes a sua disposição como (macarrão espaguete, macarrão parafuso, presunto, queijo, calabresa, milho, palmito, bata palha .... e etc.), você poderá escolher o que mais gosta e preparar a sua macarronada como queira. Esta "liberdade" de escolha e preparo é o papel do Design Thinking.

Design Thinking – Ingredientes Legenda: Design Thinking – Ingredientes

Já o Design Sprint é a “receita de como fazer a macarronada”, ou seja, existe um “passo a passo” que deverá ser obedecido com os ingredientes corretos.

Design Sprint – Receita Legenda: Design Sprint – Receita

Outro fato é que o Design Sprint foi desenvolvido com base no Design Thinking, utilizando o conceito da ferramenta Double Diamond (diamante duplo).

Design Sprint – Double Diamond Legenda: Design Sprint – Double Diamond

Neste post, estarei abordando apenas sobre a metodologia Design Sprint, que por sua vez, é prática, ágil e colaborativa que poderá ser incluída durante as sprints do Scrum (recomendado).

Como funciona o Design Sprint?

Como havia informado, Design Sprint é um processo já estabelecido/definido, ou seja, tem apenas um único sprint (“ciclo”) com duração de apenas uma semana, iniciando-se na segunda-feira (em preferência) e com término na sexta-feira, totalizando cinco dias e com a duração máxima de 40 horas (5 dias x 8 horas). A metodologia descreve que no último dia (sexta-feira), já se tenha um produto (tangível ou não) e com diversos feedbacks de usuário final. Em resumo, o intuito não é um produto final já em produção após o fim da sprint, mas sim o seu “aprendizado e valor” (“através deste processo podemos melhorar o produto final, obter novas ideias e outros”). É recomendado em “rodar a sprint” mesmo que o projeto seja um MVP - minimum viable product (produto viável mínimo), pois “encurtará” o seu processo de aprendizado e custo.

Design Sprint aplicado no MVP Legenda: Design Sprint aplicado no MVP

Fases do ciclo

Ciclo do Design Sprint Legenda: Ciclo do Design Sprint

Dia 1 – Segunda-feira - MAP

O primeiro dia é a fase do “mapeamento/conhecimento”, onde iremos mapear informações importantes, esta é a fase “porquê?”. Durante o dia será realizado entrevistas, coleta de dados, evidências e etc.

Sugestões de ferramentas:

  • Google Analytics
  • Google Trends
  • Estudo de caso (hipóteses, ideias, cases de sucesso e etc.)
  • Entrevistas com especialistas / usuário final

Dia 2 – Terça-feira - SKETCH

Após o primeiro dia da sprint, já com diversas informações e dados. Chegou a hora de esboçar (desenhar) as ideias mapeadas. Este é um momento colaborativo, todos devem participar e cada integrante deverá propor sua solução.

Sugestões de ferramentas:

  • Rabiscoframes (protótipos de baixa fidelidade)
  • HMW - How Might We (como nós podemos?)

Dia 3 – Quarta-feira – DECIDE

O terceiro dia da sprint será para decidir qual caminho é mais viável, confrontando as hipóteses, esboços e escolher a melhor alternativa para solução do desafio.

Sugestão de ferramenta:

  • Zen Voting

Dia 4 – Quinta-feira – PROTO-TYPE

Após a decisão do chegou o momento em desenvolver um protótipo, este deverá ser funcional para que na próxima fase da sprint seja utilizado.

Sugestões de ferramentas:

  • Protótipo em Maquete
  • Axure RP, Adobe XD, Invision

Dia 5 – Sexta-feira – TEST

No último dia, é a hora de testar o protótipo com os usuários, obter feedbacks e “aprender” com os resultados. Após todo o processo executado, e com as informações em mãos, chegou o momento mais importante em decidir sobre a continuidade/aplicação real daquela ideia.

Sugestões de Ferramentas:

  • Testes a/b
  • Feedbacks com usuários
  • Análise Cognitiva

Nota: Não “adapte/quebre” seu processo ou execução, pois acarretará em perdas de qualidade e baixa produtividade. (Infelizmente, já presenciei o ocorrido 😕).



--- FIM ---

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